top of page
  • coedrcandido

Todo mundo precisa tirar o siso? 10 mitos e verdades

Atualizado: 6 de out. de 2022


Será mesmo que todo mundo precisa tirar o siso? Essa é uma das dúvidas mais comuns aqui no consultório, mas ela não é a única sobre o tema.


O dente do siso, também conhecido como dente do juízo, geralmente, é o último a nascer e pode causar transtornos, sim. Porém, não é sempre que isso acontece.


Antes de mais nada, entenda que o siso não existe à toa. Ele nasce entre os 17 e 25 anos e tem a função de nos ajudar no processo de mastigação, triturando os alimentos mais pesados.


A questão é que, com a nossa mudança de hábitos e evolução, inclusive em técnicas de cozimento dos alimentos, eles não são mais tão úteis como antes.


Agora, sim, continue a leitura e confira se todo mundo precisa tirar o siso, além de outros mitos e verdades, e elimine todas as suas dúvidas sobre o assunto.


10 mitos e verdades sobre o dente do siso


1. Todo mundo precisa tirar o siso. MITO


Muita gente acha que a extração do siso é sempre necessária. Mas isso é um mito. A verdade é que algumas pessoas possuem espaço na boca e uma arcada que não prejudica a saúde bucal e nem o alinhamento dos dentes.


Em todo caso, só quem pode fazer essa avaliação com segurança é o profissional dentista. Ele deve pedir um Raio-X para verificar e dar a sua indicação, de acordo com cada um.

2. Todo mundo tem os quatro dentes do siso. MITO


Esse é outro mito. De fato, a maioria das pessoas tem os 4 dentes do siso, mas não todas. Por causa da evolução, como explicado no início do artigo, algumas pessoas nascem com um, dois, três ou até nenhum dos dentes do juízo. Tudo depende!


Pode ser também que os dentes estejam lá, mas ainda não despontaram. Só é possível confirmar depois da avaliação do dentista, pós-Raio-X.


3. O dente do siso prejudica a estética do sorriso. DEPENDE


Como eles são os últimos dentes a nascer, quando não há espaço suficiente na boca, eles podem empurrar os outros dentes e causar um desalinhamento.


Se você usa aparelho, é importante conversar com o seu dentista também, caso sinta dor na região dos dentes do siso. Eles podem atrapalhar o resultado do tratamento.


4. Preciso extrair todos os dentes do siso de uma vez. DEPENDE


Essa é uma pergunta bastante comum por aqui e depende. Isso porque é preciso avaliar a arcada. Pode ser que seja a melhor opção e pode ser que não.


Para alguns pacientes que têm os quatro dentes, por exemplo, indicamos tirar dois de um lado e, depois de finalizada a recuperação, retiramos os outros dois.


5. Tenho que esperar todos os sisos nascerem para removê-los. MITO


Não é preciso aguardar o nascimento dos 4 sisos para considerar a remoção. Em alguns casos, como já foi dito acima, a pessoa nem terá todos eles.


Na consulta, o dentista vai avaliar se eles estão atrapalhando sua saúde bucal e, depois do exame, vai fazer a melhor indicação de forma personalizada.


6. Não existe idade certa para tirar os dentes do siso. VERDADE


Não existe uma idade correta, tudo depende de como está a situação e de como o dente ou os dentes estão comprometendo a saúde bucal do paciente.


O ideal é fazer uma visita ao seu dentista a cada seis meses ou um ano ou ainda caso tenha algum tipo de dor.


7. Os dentes do siso podem já nascer com cárie. VERDADE


É verdade que os dentes do siso podem nascer já com cárie. Isso acontece porque estamos falando de uma região de difícil higienização na boca.


Mesmo que o dente não esteja aparecendo, se houver inflamação na gengiva, as bactérias podem penetrar e gerar a cárie.


8. Os dentes do siso podem atrapalhar a fala e a respiração. MITO


Não, os dentes do siso não podem atrapalhar a fisiologia da fala e/ou da respiração.


Se a gengiva estiver inchada, por causa de alguma inflamação, você pode perceber que o movimento da boca fica mais difícil, mas é só enquanto o tratamento da inflamação não for feito.


9. Se eu não tirar o siso, preciso ter cuidados especiais com ele. VERDADE


Sim! Isso é verdade! Como os dentes do siso estão numa área de difícil higienização, é importante manter um cuidado especial ali.


Há pacientes que preferem não tirar e tratar as cáries, por exemplo, mas, às vezes, não tem jeito. Elas voltam! E não é, necessariamente, por descuido.


Então, converse com o seu dentista e mantenha a rotina de higiene e controle radiográfico de acordo com a indicação dele.


10. Uma dor leve que vem e vai ali na região do siso é normal. MITO


Não! Toda e qualquer dor de dente pode indicar algum problema. Dor é sinal de alerta do corpo, de que algo está errado. Grandes são as chances de que seja uma inflamação. Vale a pena marcar uma consulta.


Leia também:


Pronto! Agora você já sabe que nem todo mundo precisa tirar o siso e tem aqui uma série de outras perguntas importantes respondidas. Se você conhece alguém que vai ser ajudado com esse conteúdo, compartilhe. E lembre-se de agendar sua consulta na nossa Clínica.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page