top of page
  • coedrcandido

Alinhadores invisíveis funcionam? Descubra!

Atualizado: 20 de jun. de 2022



Colocar aparelho nos dentes é um tratamento que ultrapassa a estética. A arcada dentária desalinhada pode afetar – e muito – a saúde, causando dor de cabeça e até disfunções nas articulações da mandíbula.


Continue a leitura até o final e saiba para quem esse tipo de aparelho é indicado, os cuidados básicos, a diferença entre aparelho fixo transparente e alinhadores invisíveis e as vantagens dele em relação aos convencionais e seus brackets, arcos metálicos e elásticos.


Afinal, os alinhadores invisíveis funcionam?


Os alinhadores invisíveis são feitos a partir do mapeamento 3D da boca de cada paciente. Além disso, a espessura do material permite que ele exerça uma força na arcada dentária para fazer a correção até mais rápido que os outros, dependendo do caso, ainda que seja feito de plástico transparente.


O tratamento pode ser programado em etapas e o efeito pode ser simulado com o apoio da tecnologia. Antes de listar as vantagens dos alinhadores invisíveis, entenda a diferença entre aparelho fixo transparente e alinhadores invisíveis.


Diferença entre aparelho fixo transparente e alinhadores invisíveis


Uma dúvida bastante comum desde que os alinhadores invisíveis começaram a ganhar espaço no mercado é essa: qual a diferença entre eles e o aparelho fixo transparente?


Basicamente, o aparelho fixo transparente tem a mesma estrutura do aparelho metálico, porém, é uma opção para quem busca mais discrição em termos de estética na comparação entre eles.


Já os alinhadores invisíveis têm a estrutura diferente e até proporcionam mais flexibilidade, já que você pode tirar sempre que quiser. Isso, por outro lado, faz com que seja preciso se comprometer seriamente com o tratamento para obter os melhores resultados.


Quando os alinhadores invisíveis são recomendados?


Será que os alinhadores invisíveis são uma boa opção de tratamento para todo mundo? Definitivamente não! Mas, a verdade é que só uma avaliação individual pode confirmar se é interessante ou não para você.


Por ser de fácil remoção e necessitar comprometimento com o tratamento, talvez não seja a melhor indicação para crianças e adolescentes, por exemplo. Eles tendem a perder o aparelho com mais facilidade e/ou o tempo de tratamento tende a ser mais longo.

Para casos clínicos muito complexos, essa também pode não ser a melhor alternativa. De qualquer forma, só depois de uma avaliação clínica individual é que é possível chegar a alguma conclusão.


5 vantagens dos alinhadores invisíveis


O sorriso afeta muito a autoestima e autoconfiança e, por isso, a transparência é uma vantagem e tanto quando se trata dos alinhadores invisíveis. Porém, não é só isso.


Temos uma lista com mais 5 benefícios dessa opção de tratamento ortodôntico:


  1. Como o aparelho é feito com base na sua arcada dentária, ele é mais confortável de usar e causa menos dor do que os aparelhos fixos tradicionais, que possuem os bracket's.

  2. O conforto se estende às refeições. Isso porque você precisa retirar o aparelho antes de comer, o que previne qualquer situação desconfortável com restos de comida nos dentes.

  3. Outra vantagem é a facilidade na hora da higiene bucal. Você pode fazer a limpeza normalmente como antes, incluindo o uso do fio dental.

  4. Se, durante o tratamento ortodôntico, você quiser fazer branqueamento, por exemplo, isso é completamente possível e seguro.

  5. Os metais dos aparelhos fixos, muitas vezes, podem causar cortes e, consequentemente, facilitam rejeições e inflamações, o que não acontece no tratamento com alinhadores invisíveis.


Até aqui você já tem um guia básico sobre alinhadores invisíveis, mas, lembre-se: todo conteúdo aqui é de caráter informativo e não dispensa a consulta odontológica com análise individual do seu caso. Agende agora mesmo. Se o artigo foi útil para você, compartilhe com os seus amigos pelas redes sociais.


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page