top of page
  • coedrcandido

Como cuidar corretamente dos dentes


Quando a gente é criança aprende hábitos de higiene bucal e procura mantê-los durante toda a vida.


Ao mesmo tempo, com o surgimento de novos produtos, novas tecnologias, precisamos atualizá-los e aperfeiçoá-los para manter a saúde bucal e do organismo como um todo.

Por isso, vamos rever algumas técnicas de escovação para que você tenha dentes e gengiva sempre saudáveis.


Qual é a escova ideal?


Inicialmente, você precisa ter certeza de que usa a escova e o creme dental corretos. Quase todos os dentistas preferem que seus pacientes usem escova de cerdas macias, com cabeça pequena e arredondada, o que facilita para atingir todas as áreas sem causar danos no esmalte dental e nas gengivas.


A escova dental deve ser substituída a cada 3 meses, ou quando você perceber que as cerdas começam a ficar desgastadas, para que a escovação continue a ser eficiente.


Ah, quando a gente pega uma gripe também é importante substituir a escova.


E o creme dental? Tem tantos que a gente até tem dificuldade para escolher.


O creme dental é outro produto de higiene bucal que merece uma boa dose de atenção. São inúmeros os tipos de creme dental, com fórmulas diferentes para os mais diversos fins, como dentes sensíveis, gengivas sensíveis, branqueamento ou remoção de manchas. Tem até creme dental para fortalecer a gengiva.


O ideal, mesmo, é que você siga a orientação do seu dentista quanto ao melhor creme dental para seus dentes e gengivas.


O tempo que você gasta escovando os dentes deve ser o suficiente para cuidar da higiene da forma correta.


Conforme a Associação Dental Americana (ADA), 6 minutos por dia, 2 minutos a cada escovação, são suficientes para mantê-los limpos e sadios. No entanto, a grande maioria das pessoas não gasta ao todo nem 2 minutos para escovar os dentes, o que dá apenas 4 minutos num dia inteiro.

Uma dica muito boa é adotar a prática de marcar os 2 minutos que você leva para escovar os dentes até que você já tenha desenvolvido o hábito.

Você faz os movimentos da escovação corretamente?


Para que você gaste seus 2 minutos de forma eficiente para escovar os dentes, você precisa fazer os momentos corretos. Faça movimentos curtos e suaves e escove até a linha da gengiva e os dentes posteriores.


Uma forma de não deixar nenhum dente sem escovar, é começar pelo topo das superfícies externas e a seguir as superfícies externas inferiores. Repita esse procedimento nas superfícies internas.


Com a ponta da escova, escove a parte de trás dos dentes da frente e, a seguir, escove as superfícies dos dentes superiores e inferiores.


Precisa escovar a língua?


Também é importante não se esquecer da língua que, por ser áspera, pode prender partículas de comida e bactérias, causando mau hálito.


Gostou das nossas dicas? Então aproveite e leia outros artigos interessantes que sempre publicamos em nosso blog.



Se você está em Ribeirão Preto e região, você pode agendar uma consulta com um dos nossos especialistas. Lembrando que nossa clínica conta também com um especialista em ortodontia.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page