Lente nos dentes: tudo o que você precisa saber

Atualizado: 13 de jan.


Sorriso de artista ao seu alcance! Colocar lente nos dentes virou tendência e, se você já pensou em colocar, mas ainda tem dúvidas, saiba que elas vão acabar rapidamente, até o final desse artigo.


As lentes de contato dentais são lâminas de porcelana/cerâmica odontológica, com mais ou menos 0,2 mm, que são colocadas na frente dos dentes. Assim, o formato, o tamanho e a cor dos dentes podem ser ajustados de acordo com o seu objetivo e necessidade.


Muitas pessoas procuram a técnica por motivos estéticos, porém, vale reforçar aqui que a colocação de lente nos dentes pode ser uma boa solução para tratar dentes fraturados, por exemplo.


Continue a leitura e descubra como é feita a instalação de lentes nos dentes, quanto tempo dura a lente de contato nos dentes e as vantagens do procedimento. Além disso, no final, vamos falar sobre possíveis contraindicações. Será que tem alguém que não pode colocar?


Como são colocadas lentes nos dentes?


O protocolo para a colocação de lente nos dentes segue 3 etapas: avaliação individual, confecção do material em laboratório, instalação das lentes em consultório.


Na primeira etapa, o dentista faz a avaliação, conversa sobre possibilidades e expectativas, estuda a arcada dental do paciente, tira fotos e, juntos, definem a cor e fazem o molde para enviar ao laboratório protético.


A aplicação é rápida e minimamente invasiva, com pouco ou nenhum desgaste nos dentes. Para que o melhor resultado seja alcançado, o mais importante é que você pesquise e tenha critérios na hora de escolher o profissional.


Quanto tempo dura a lente de contato nos dentes?


Quando se trata de tempo de duração das lentes de contato dentais, não existe uma só resposta porque isso depende de uma série de fatores.


Em geral, elas duram até 20 anos, mas, esse tempo varia de acordo com a aplicação correta da técnica, a qualidade da lente, a higiene bucal e os cuidados de manutenção.


Os hábitos do paciente também contam muito. Se você roe as unhas, abre objetos com a mordida ou tem bruxismo, a lente vai durar menos tempo. Quando há algum dano, por exemplo, é preciso refazer a lente porque não tem como consertar.


Então, quanto mais você seguir à risca as recomendações do dentista, mais tempo elas vão durar. De qualquer forma, é importante saber que as lentes de contato dentais necessitam da manutenção profissional pelo menos uma vez por ano.


As vantagens de se colocar lente nos dentes


Mesmo que você tenha todos os cuidados do mundo com a higiene dos dentes, é comum que eles amarelem com o tempo, especialmente se você tem hábitos como uso de cigarro e consumo de bebidas alcoólicas, café, chás e alguns alimentos.


A instalação de lentes nos dentes melhora a estética em geral. Além da cor, é possível acertar a estrutura do dente, proporcionando um sorriso bonito e alinhado. Por consequência, você ganha um pouco de volume nos lábios.


Leia também:


  • Alinhadores invisíveis funcionam? Descubra! (link interno para o primeiro artigo)


De fato, todo esse pacote afeta a saúde e dá um impulso na autoestima, mas será que todo mundo pode colocar?


Lente de contato dental: tem contraindicação?


Assim como todo procedimento que envolva estética e saúde, com as lentes de contato dental não é diferente: é preciso avaliar caso a caso.


Pessoas que não têm uma boa higiene bucal, que têm cáries, restaurações extensas e problemas periodontais podem não ser as melhores candidatas para colocar as lentes de contato.


Casos de bruxismo - ranger dos dentes à noite - ou briquismo severo – ranger dos dentes de dia – indica-se o uso de uma placa de proteção para tornar o procedimento viável.


Se você chegou até aqui decidido a colocar lente nos dentes e tirou todas as dúvidas básicas, o próximo passo é fazer uma avaliação individual no consultório. Agende uma consulta (link para a página de formulário de contato) e vamos conversar sobre o seu sorriso.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo