Faz mal fazer clareamento nos dentes? Descubra

Atualizado: 5 de ago.



Será que faz mal fazer clareamento nos dentes? De fato, esse é um dos procedimentos mais buscados atualmente e, mesmo assim, ainda gera muitas dúvidas.


Mas, elas vão acabar em alguns minutos! Neste artigo, você vai descobrir se faz mal fazer clareamento nos dentes, quais são os tipos de clareamento, e os 7 pontos que merecem sua atenção na hora de considerar esse tipo de tratamento.


Primeiramente, vale a pena entender que o clareamento dental consiste em um procedimento feito com aplicação de um gel na superfície do esmalte dos dentes. Esse gel penetra até a camada intermediária do dente, conhecida como dentina, e age até que as manchas sejam removidas.


Existem vários tipos de clareamento:


Os tipos de clareamento dental


Vamos citar aqui 3 tipos de clareamento e nenhum deles desconsidera a avaliação e o aval do profissional dentista.


Tem o clareamento feito exclusivamente em consultório; aquele feito em casa, com moldeiras e seguindo as recomendações e prescrições do dentista; e o clareamento que une os dois métodos, ou seja, você vai ao dentista e faz também a sua parte em casa, de acordo com o que o dentista indicar.


Como todo tipo de procedimento nos dentes, o clareamento exige um acompanhamento profissional para que tudo seja feito com saúde e segurança.


Ao longo do tratamento, o dentista considera o estado da sua saúde bucal e os seus objetivos, antes de indicar o melhor tratamento. O percentual de ação do gel usado, por exemplo, pode ser maior ou menor.


Então, não faz mal fazer clareamento nos dentes, desde que o seu tratamento seja bem indicado e acompanhado.


Mas, calma, não feche ainda a página...


Se você quer mesmo alcançar o sorriso dos seus sonhos, continue a leitura e confira quais são os 7 fatos que todo mundo que quer fazer clareamento nos dentes precisa saber:


7 fatos que você precisa saber sobre o clareamento nos dentes


1 . O clareamento é uma reação química que ocorre em cima do pigmento que ocasiona o escurecimento dental. Porém, não se trata de nada abrasivo e nem que afeta a estrutura dos dentes. Dependendo da concentração do gel, pode alterar a superfície do esmalte dentário, mas isso não quer dizer que o dente ficará mais fraco. O clareamento não vai enfraquecer os seus dentes;


2 . Os seus dentes podem ficar mais sensíveis ao frio ou calor. Dependendo da indicação da concentração do gel, o paciente pode precisar de algum produto que ajude a estabilizar essa sensibilidade durante e até depois do tratamento. O dentista saberá fazer essa indicação, se necessário;


3 . Durante e depois do tratamento, é importante evitar alguns tipos de alimentos que podem manchar os dentes, já que o gel vai agir na direção contrária aos alimentos. Estamos falando de vinho, café, sodas, molho shoyu e outros alimentos com corantes;


4 . Manter a higiene bucal ao longo do dia é imprescindível para conseguir um bom resultado, principalmente antes de dormir. Escove os dentes, use fio dental e enxaguante bucal, seguindo os passos que o seu dentista recomendar;


5. O clareamento dura bastante, mas não dura para sempre! É normal que os dentes escureçam com o passar dos anos e, dependendo dos hábitos de cada um, o tratamento pode durar de um a três anos;


6. Clareamentos caseiros funcionam desde que indicados pelo dentista, com os produtos corretos. O que não é recomendado em hipótese alguma são receitas caseiras que usam bicarbonato de sódio, limão e água oxigenada, por exemplo. Esqueça isso;


7. O resultado do clareamento depende também da resposta biológica e da estrutura dental de cada pessoa. Cada caso é um caso.


Você pode gostar de ler também:



O clareamento dental não é indicado para grávidas, menores de 15 anos e pessoas com implante nos dentes, doença periodontal, muitas restaurações e retração gengival. Se você é alérgico a algum componente da fórmula do clareamento, também não é recomendado.


Bem, se você chegou até aqui já sabe que não faz mal fazer clareamento nos dentes, desde que você tenha um bom dentista e siga os passos que ele recomendar. Seguindo esse passo, é difícil que você não acerte no seu tratamento.


Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe com quem você sabe que sonha em resgatar aquele sorriso bonito e branquinho. Essa é nossa maior missão! E estamos aqui para ajudá-lo, agende uma consulta!


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo