Descubra se o tratamento de canal dói


Ir ao dentista pode não ser mesmo uma das atividades mais confortáveis que existem, mas é muito importante na manutenção da saúde e qualidade de vida. Quando indicamos o tratamento de canal aos pacientes, uma das perguntas mais comuns, aqui no consultório, é se o tratamento de canal dói.


Ainda que seja um dos procedimentos odontológicos mais comuns, o canal ainda causa muita angústia, principalmente nos pacientes que nunca fizeram.


Continue a leitura e você vai sanar todas as dúvidas básicas a respeito do assunto de forma simples e direta.


O que é o tratamento de canal?


Antes de revelar se o tratamento de canal dói ou não, vamos entender o que é exatamente o procedimento e para que ele serve.


O tratamento de canal é feito para salvar o dente quando a polpa está danificada ou infectada por algum motivo. Essa polpa é substituída por um material próprio, parecido com uma borracha. Na etapa final, é colocada uma coroa ou obturação.


Quando o tratamento de canal é indicado?


Os sintomas que podem indicar a necessidade de um tratamento de canal são: inchaço, sensibilidade e dor.


Geralmente, os fatores que levam à necessidade de canal estão ligados à rotina de higiene: falta de escovação ou escovação inadequada e o não uso de fio dental.


Tudo isso favorece o surgimento de cárie.


Mas não é apenas em casos como esse que ele é indicado. O tratamento de canal pode servir para alguém que tenha passado por traumatismo ou fratura nos dentes, inclusive motivado por estresse ou bruxismo, ou até para quem tem indicação protética.


Mesmo que a sua lesão seja mais leve, quando há a indicação de tratamento, o melhor é fazer logo para evitar uma situação pior no futuro, como a infecção de mais de um dente, por exemplo.


Quanto tempo leva o tratamento de canal?


O tratamento de canal pode até ser feito em uma sessão, mas na maioria dos casos, são necessárias duas sessões. Em alguns casos, podem ser necessárias três sessões ou mais.


Mas, novamente, depende!


É preciso avaliar cada situação porque há os casos mais complexos, que demandam um planejamento e preparo maior. O mais importante aqui é escolher um profissional capacitado e experiente.


Tratamento de canal dói?


Agora, a pergunta que não quer calar: afinal, o tratamento de canal dói?


Antes de iniciar o procedimento, a área a ser tratada recebe anestesia para evitar qualquer dor. Então, a resposta a NÃO! O tratamento de canal não dói, quando bem recomendado e feito por profissionais capacitados.


Depois que passa o efeito do anestésico, você pode sentir algum incômodo ou sensibilidade por alguns dias, mas, o dentista deve prescrever um analgésico para ajudar no processo de recuperação.


É importante manter a boa comunicação com o seu dentista e avisar caso tenha qualquer sintoma não previsto ou dor persistente.


Seguindo corretamente as indicações pós-procedimento, a recuperação tende a ser bem tranquila e rápida.


Leia também:



Como prevenir um tratamento de canal?


Agora que você já descobriu se o tratamento de canal dói ou não, saiba que esse é um tratamento que pode ser prevenido.


Se você mantém uma alimentação balanceada, sem doces em excesso, escova os dentes direitinho, usa fio dental e visita o seu dentista regularmente, esse é um problema mais difícil de ocorrer.


Lembrando que todo conteúdo disponível aqui não substitui a consulta, ok? Cada caso é um caso e precisa ser avaliado individualmente.


Depois de ler o nosso guia, pode ir fazer o seu tratamento de canal com tranquilidade! Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe com os seus amigos pelas redes sociais.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo