top of page
  • coedrcandido

Tecnologias na odontologia trazem mais conforto e agilidade

Atualizado: 13 de jun. de 2022


Não tem como negar que a inovação tecnológica tem trazido muitos benefícios para a sociedade como um todo. Você consegue comparar o seu celular de 10 anos atrás com o que usa hoje em dia? Neste artigo, vamos trazer um pouco das tecnologias na odontologia e mostrar como elas têm transformado a experiência do paciente no consultório ou centro cirúrgico.


Se você é daqueles que tem medo de ir ao dentista, leia até o final e confira 5 exemplos de ferramentas que podem fazer você observar esse momento de cuidado com a sua saúde bucal por outra perspectiva.


Tecnologias na odontologia: 5 exemplos de ferramentas inovadoras


1 . Radiografia digital


A primeira das tecnologias na odontologia da lista é a radiografia digital, uma evolução da radiografia odontológica tradicional. Nesse caso, não é necessário usar películas radiográficas porque a imagem é captada pelo tubo de Raio-X e enviada diretamente para um computador, o que faz do processo mais ágil, além de diminuir a exposição à radiação.


Aqui no consultório, por exemplo, usamos essa tecnologia e fazemos um check-up radiográfico digital do paciente, com análise em tempo real pelo computador.


2 . Scanner Intraoral


Outra tecnologia interessante é o Scanner intraoral, que é capaz de captar as imagens em 3D de toda a região interna da boca, incluindo dentes, arcos dentários e tecidos adjacentes.


Dessa forma, é possível planejar o tratamento, simular resultados e enviar a moldagem digital para o laboratório de prótese com muito mais precisão. Ou seja, você, paciente, economiza tempo e ganha também em conforto.

3 . Injetores computadorizados de anestesia


Na hora do tratamento, muita gente tem medo da anestesia. Atualmente, o mercado já oferece injetores computadorizados de anestesia.


O que eles fazem, basicamente, é introduzir a solução anestésica no paciente gradualmente, de forma lenta e personalizada para cada procedimento.


4 . Impressão 3D


Outro exemplo de tecnologias na odontologia é a impressão 3D, também já bastante usada em outras áreas.


No caso das próteses, podemos usar a impressão 3D no planejamento, o que reduz o risco de falhas e facilita o trabalho e a comunicação com profissionais de diferentes áreas. Já no caso das cirurgias e procedimentos de implante, a impressão 3D ajuda na criação de guias cirúrgicos.


5. Cirurgia guiada


Hoje em dia, já encontramos softwares de última geração capazes de consolidar as informações obtidas por exames, como o Scanner Intraoral, radiografias e tomografias, para conseguir elaborar uma cirurgia guiada de forma mais assertiva.


Com tanta informação servindo de guia cirúrgico, o paciente ganha em segurança, já que o procedimento passa a ser mais rápido e com riscos reduzidos. O pós-operatório, em geral, também tende a ser mais rápido, tranquilo e menos doloroso.


Leia também:



Viu só como as tecnologias na odontologia estão evoluindo a favor do paciente? A verdade é que o dentista só tem a ganhar também. Se, ao ler esse artigo, você se lembrou de fazer o seu check-up anual de saúde bucal, fale com a gente. Agende sua consulta agora mesmo.

bottom of page