Qual a melhor idade para usar aparelho ortodôntico?

Atualizado: 11 de jul.


Muitas crianças chegam até o consultório dizendo que têm vontade de usar aparelho, mesmo que não precisem necessariamente. Por outro lado, os adultos evitam ao máximo, a menos que o sorriso esteja realmente afetando a qualidade de vida ou autoestima de alguma forma. Agora, do ponto de vista profissional, qual a melhor idade para usar aparelho ortodôntico?


Leia até o final e saiba se existe melhor idade para isso, qual é a melhor idade e se há algum limite para que o tratamento ortodôntico realmente dê resultado.


Para que serve o aparelho ortodôntico?


O tratamento com aparelho ortodôntico é importante quando você precisa fazer qualquer correção na arcada dentária, seja por razão estética ou funcional.


Quando se trata de incômodo estético, o tratamento ajuda você a resgatar a autoestima através do sorriso bonito e saudável.


Mas, em outros casos, é muito mais do que isso.


Pode ser, por exemplo, que a mordida esteja torta e isso acaba trazendo consequências na mastigação ou na respiração, causando dor de cabeça e afetando a sua saúde e a qualidade de vida como um todo.


E aí, qual a melhor idade para usar aparelho ortodôntico, afinal?


Para responder qual é a melhor idade para usar aparelho ortodôntico, é importante considerar alguns detalhes, como o tempo de surgimento da dentição permanente, por exemplo.


A fase de transição dos dentes de leite para os dentes permanentes ocorre por volta dos seis a sete anos de idade.


A partir desta idade já é recomendado o acompanhamento com o Ortodontista, pois há situações em que é importante fazer correções do crescimento de maxila e mandíbula, corrigindo desproporções faciais e reequilibrando as estruturas ósseas, musculares e dentais.


Somente após avaliação individual é que o dentista consegue identificar essa necessidade para que a criança não precise passar por uma cirurgia ou tratamento mais complexo no futuro.


Resumindo: não existe idade certa. Cada caso é um caso e essa avaliação deve ser feita por um dentista experiente e capacitado.


Mas, será que tem limite de idade para que o tratamento ortodôntico dê resultado? Continue a leitura para descobrir.


Existe limite de idade para colocar aparelho ortodôntico?


Outra dúvida bastante comum por aqui é sobre a idade limite para usar aparelho ortodôntico.


Novamente, não é possível estabelecer uma regra nesse sentido porque cada caso precisa ser devidamente analisado considerando suas particularidades.


O que podemos dizer é que, quanto mais novo você for, melhor. Tudo porque o processo de envelhecimento natural também atinge os dentes e as estruturas bucais.


No entanto, se um idoso quer fazer o tratamento ortodôntico, o estado de saúde como um todo é levado em consideração, principalmente por causa da perda óssea. O mesmo é válido para pessoas com diabetes ou osteoporose.


Na consulta será avaliada a saúde bucal e todas as possíveis contraindicações para que se chegue a uma solução ideal para o problema. Mas, como temos hoje muita tecnologia e diversos tipos de aparelhos, é difícil que não seja encontrada alguma opção para o seu caso.


Você pode gostar de ler também:


O tempo do tratamento ortodôntico varia de acordo com o estado de saúde, o tipo de aparelho, o comprometimento do paciente e a resposta do próprio organismo.


Higiene bucal e manutenção adequada são outros fatores que podem acelerar muito mais o seu processo.


Agora que você já sabe qual a melhor idade para usar aparelho ortodôntico e muito mais, compartilhe com quem você sabe que está incomodado com o sorriso e vai ficar feliz saber disso também. E não deixe de agendar uma consulta.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo